#BCPCMinC (Blogagem Coletiva sobre a Política Cultural do Ministério da Cultura na gestão de Ana de Hollanda)

Mega Sim!

Já desde antes de assumir o Ministério da Cultura, Ana Buarque de Hollanda tem dado sinais crescentes de que sua gestão não dará sequência aos inovadores desenvolvimentos operados por Gilberto Gil e Juca de Oliveira. Após 3 meses de governo, é chegado o momento de o povo exercer sua cidadania e evidenciar publicamente à nova Ministra quais são as suas demandas, quais são os rumos que o governo federal deve assumir em benefício da política cultural do Brasil.

Assim, como primeiro ato do movimento MegaSim!, convocamos você para uma blogagem coletiva no dia 2 de abril de 2011, próximo sábado. Utilize qualquer meio virtual e registre virtualmente a sua indignação real contra a política cultural atualmente desenvolvida.

Assuntos

Para esta blogagem coletiva, vale criticar a gestão do novo Ministério em qualquer assunto vinculado às atribuições com a política cultural do Brasil. É importante superar a simplicidade do “Fora Ana de Hollanda” e atacar de forma consistente os motivos pelos quais a permanência dela nos parece prejudicial ao país. Isso porque a mera substituição da chefia do MinC não basta. Queremos a prometida continuidade do governo Lula.

Sublinhando que a escolha dos temas é livre a cada participante da blogagem coletiva, seguem algumas sugestões, sem esgotar as possibilidades:

  • Revisão da Lei de Direitos Autorais
    • Atraso no envio ao Congresso Nacional
    • Desconhecimento do teor da proposta elaborada em 2010
    • Pronunciamentos contra o controle público do ECAD
  • Retirada do selo Creative Commons do site do MinC
  • A mudança no comando da Secretaria de Direitos Intelectuais
    • A ligação de Marcia Regina Barbosa com o ECAD
  • Lentidão no repasse de verbas aos Pontos de Cultura
    • A incompreensão da crítica feita por Emir Sader
  • Equívoco na concepção da distinção entre artistas e sociedade
    • A separação entre criador e consumidor
    • A perspectiva dos artistas como classe trabalhadora, nos moldes do início do séc. XX
  • Desconhecimento sobre o ACTA
  • Declarada aversão da Ministra à Internet
  • Demora em estabelecer um diálogo franco com a sociedade
  • Abandono dos avanços construídos nas gestões anteriores

Data

A escolha da data foi feita em um debateco, promovido pela rede Teia Livre. Primeiramente, indicou-se o dia 2 de abril por se trata do dia do autismo, uma referência jocosa ao episódio pelo qual Emir Sader foi descartado como presidente da Funarte.

Mais importante que essa piada superficial, é lembrar que o dia 2 de abril é também celebrado como o dia da verdade, por ser imediatamente posterior ao dia 1º de abril, o famoso dia da mentira.

Como participar?

Blog

Em seu blog, publique algo, novo ou velho, seu ou de outra pessoa, desde que seja vinculado à política cultural do governo federal nessa nova gestão. Vale texto, vale áudio, vale imagem e vale vídeo. O importante é registrar publicamente a indignação. De poema a charge, de depoimento a

Microblog

Em seu perfil identi.ca ou twitter, brinque com os 140 caracteres e utilize a tag #BCPCMinC (Blogagem Coletiva sobre a Política Cultural do Ministério da Cultura na gestão de Ana de Hollanda). Indique links, faça críticas e convoque que segue você a fazer parte dessa manifestação coletiva virtual em nome da Cultura.

Redes Sociais

Desde que tratem de algum tema relacionada à política cultural desenvolvida pela Ana de Hollanda, publique os links que achar interessante e comente com seus amigos. Vale usar seu mural, suas comunidades, suas fotos, qualquer coisa que permita uma discussão saudável e bem fundamentada.

Divulgação

Antes do dia 1º, referencie este post, republique-o em qualquer lugar, faça circular a ideia de que sábado 02/04/11 será dia de, mais uma vez, a Internet servir como ferramenta social em todo o seu potencial democrático.

Visite o Mega Sim!

About these ads

Sobre arakinmonteiro

Pesquisador com foco nas temáticas: Trabalho, Cultura e Ciberespaço.
Esse post foi publicado em cultura e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s