Creative Commons – construindo um futuro sobre o passado

Segue “comercial” breve e sucinto criado por Justin Cone, ganhador do Concurso Imagens em Movimento, demonstrando em um fino pacote o que é a licença Creative Commons e como ela funciona. Abaixo, a tradução feita por Paulo Rená da Silva Santarém, do blog http://hiperficie.wordpress.com/.

“A criatividade sempre constrói sobre o passado. Mas às vezes a lei pode ficar no caminho. A lei de Direito Autoral restringe seu acesso ao passado e restringe o acesso de outras pessoas ao seu trabalho.

Mas e se nós pudéssemos pegar a lei em nossas próṕrias mãos? E se nós pudéssemos fazer nossas próprias regras? Bem, com uma licença creative commons você pode!

O Creative Commons permite a você contruir uma licença personalizada com tantas ou poucas restrições o quanto você quiser.

Por exemplo, não quer que ninguém use sua canção para propósitos comerciais? Sem problema. Quer que alguém use seu filme, desde que ele lhe dê crédito? Você tem isso. Quer que alguém use seu poema, desde que ele não o altere. Mamão com açúcar. Depende de você e é realmente fácil.

Apenas vá ao creativecommons.com. O site irá gerar tudo o que você precisa para licenciar e compartilhar suas criações: poemas e histórias, música e sons originais, fotos e vídeos, ensaios e idéias. Você não precisa de um advogado para entender. E é de graça.

A criatividade sempre constrói sobre o passado. E você está construindo o passado agora mesmo. Compartilhe agora. Dê forma ao futuro. Creative Commons”.

Sobre arakinmonteiro

Pesquisador com foco nas temáticas: Trabalho, Cultura e Internet.
Esse post foi publicado em direito autoral e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s